segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AS TRÊS PENEIRAS

"Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava comentar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me comentar já passou pelas três peneiras?
Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer comentar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai comentar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém comentar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, comente! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos!!! Caso contrário, esqueça e enterre tudoSerá uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Então o rapaz virou as costas e foi embora, pois não havia nada a comentar."


Pois é... falando em fofoca na postagem anterior, eu sempre evitei, nunca gostei de escutar que se falasse mal de alguém na minha presença, sempre procurei salientar as qualidades de uma pessoa que estivesse ausente e fosse citada em conversa, até começar a escutar mais minhas palavras e perceber que eu também fazia fofoca!
Fofoqueira eu? Imagine, tava só comentando! Eu pensava que não era fofoqueira, porque é mais fácil enrolar o próprio rabo, sentar em cima e ficar apontando o tamanho do rabo do outro!
O outro está fofocando, você apenas está constatando... Ah, façavor!!!

Sabiam que nós não prestamos atenção no que nós falamos? Quando muito escutamos o outro. Parece que desde que comecei a fazer meditações e Yoga, comecei a escutar a prestar mais atenção nas coisas que eu falo e no que o outro me fala numa conversa. E descobri que também fazia fofoca! Fiquei indignada comigo!!!

Então, TRANQUE SUA BOCA! Tudo o que você fala na ausência de uma pessoa, sem o consentimento dessa pessoa, mesmo que na melhor das intenções, É FOFOCA! Então seja a estação terminal disso.

Se você tece críticas a uma pessoa, você movimenta uma energia para que essa pessoa dê mais motivos para ser criticada e, consequentemente, receba mais críticas. O mesmo acontece quando você faz elogios. E sua parcela disso volta pra você, viu? Lei do retorno...

"Ah, eu adoro a fulana, mas ela..." Mas ela nada, encerre seu discurso por aí mesmo! Páre de poluir o ambiente!

2 comentários: