terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Estrias, dicas para as mamães e para as gestantes

Na nossa época nossas mães não tinham muitas informações como tem hoje. Eu fui uma criança gorda, que depois, ao longo da vida vivi o efeito sanfona. E lógico que surgiram as estrias. Sorte que não tenho muitas e as minhas não são tão visíveis. Talvez pelo tom da minha pele.
Nas gestações fiquei imensa, engordei muito e nenhuma estria na barriga. Eu já tinha algumas que iam das laterais do quadril até as coxas, muito poucas e as mais visíveis foram embora com a abdominoplastia que fiz. Mas isso é comentário à parte.
Quero falar com gestantes e com mamães de meninas.
Aos seis anos de idade, minha filha começou a apresentar do desenvolvimento de mamas. Comentei preocupada com a avó paterna, e ela, também enfermeira dizia que era apenas gordura. Fiquei em dúvida. E mais um ano passou. Então eu assustei quando vi que aos sete anos ela já tinha pelos nas axilas e pubianos! Corri para uma endocrinologista pediátrica: ela não tinha nem 1m40cm, não podia menstruar, ia ficar baixinha e pra quem é de uma família de gordos, ser baixinha e gorda, é um grande problema. Então após exames de sangue, dosagem hormonal e Rx de punho para verificar idade óssea, começamos tratamento com injeções mensais as quais eu não aprovo devido a falta de conhecimento do que de fato era (a médica, para variar não era muito esclarecedora) e das possíveis complicações a longo prazo. Mas tratei minha filha dos 7 aos 10 anos para que ela crescesse e não menstruasse tão cedo. Aos 9 anos de idade, a médica disse que o tratamento faria efeito por apenas mais um ano, de acordo com os novos exames, então, quando a Melissa fez 10 anos, em 06/04/2015, por conta própria, parei com as injeções. Ela já havia passado de 1m50. Eu meço 1,65m e ela está um poco mais baixa do que eu. Duvido que ela chegue a minha altura, mas nunca se sabe.
Somos uma família de comilões, embora haja muitas frutas em nosso cardápio, mas comemos bem e praticamos esportes. Quando não posso levá-los à academia, fazemos caminhadas, fora a educação física praticada na escola. Então eu não tenho grandes preocupações com peso. Tenho alguns cuidados como deixar refrigerantes e 'porcarias' para os finais de semana e feriados e durante a semana damos uma cuidada na alimentação. Mas a Melissa sempre foi gordinha.
As mamas dela continuaram crescendo e como ela é muito branca, os vasinhos sanguíneos everdeados são aparentes. Ela sempre me mostrava incomodada, até que um dia, não eram os vasinhos que ela me mostrou, eram estrias, muitas estrias que surgiram da noite para o dia e roxas! 

Eram estrias muito mais roxas e compridas do que essas da imagem as que surgiram no corpo da minha filha. Não as posto aqui pelo fato de ela ser menor de idade.

Tomavam todo o peitinho dela e as laterais da barriga! Foi assustador, mulheres tem pavor de estrias! E estrias não aparecem só nas gordinhas não! aparecem nas magrinhas também!!!
10 anos de idade e estrias em toda a extensão dos seios era demais! Fui à farmácia e comprei esses produtos:

O Bepantol comprei um similar, mais barato. Misturei tudo num frasco fazio de hidratante e mandei que ela usasse todos os dias.
Em um mês, as estrias desapareceram! Ela segue com seu corpinho roliço, SEM ESTRIAS!!!
Então resolvi deixar aqui essa dica para as mamães saberem o que fazer assim que surgirem essas pragas no corpo de suas filhas e para as gestantes que sempre me perguntaram o que fazer para evitá-las e eu não sabia o que responder. Agora eu sei e vai a dica.
Outra dica importante, mas que deve ser perguntada e confirmada por nutricionistas e médicos (de preferência nutrólogos) eu sou enfermeira, é a respeito da importância da ingestão de água e alimentos ricos em vitamina C, que são fundamentais para a produção de colágeno. Nos artigos que leio e nas conversas com a minha madrinha, que pesquisa muito sobre alimentação, tomei conhecimento de uma matéria que afirma que nos dias de hoje o solos são muito pobres. Os agricultores não tiveram tanta preocupação com cuidados, como por exemplo rotação de cultivos e com isso, nossos solos empobreceram, logo os alimentos não são tão ricos em vitaminas e minerais quanto os alimentos de antigamente, então eu e meus filhos fazemos uso de suplementos sob supervisão de nutricionista. Água + vitamina C+ proteínas = produção de colágeno. Quem faz uso de colágeno em pó, ou cápsulas, saiba do seguinte, esses suplementos nada mais são do que aminoácidos (Os aminoácidos são, basicamente, micro estruturas orgânicas utilizadas pelo organismo. São indispensáveis na construção e manutenção de tecidos (como o tecido muscular). Além disso, servem para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia e também na regulação de processos metabólicos.- http://www.alimentacao-saudavel.com/) As principais fontes de aminoácidos são as proteínas que ingerimos. Se vc toma suplementos de colágeno, saiba o seguinte: com bastante água e vitamina C, o seu organismo vai decidir o que fazer com esses aminoácidos. Ele pode sim produzir colágeno, se achar necessário. Caso contrário, ele vai utilizar esses aminoácidos em outros processos.
E lembrem-se: suplementos devem ser tomados por indicação de um nutricionista ou médico.
Então fica a dica para o caso das estrias. Deu super certo com a minha filha e estamos muito contentes. E mais contentes em poder dividir com pessoas que estejam passando por isso. Mamães: olhem os corpinhos de seus filhos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário