segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MEDITAÇÃO



Atendendo a pedidos, vou falar um pouco sobre meditação. Não pense que sou expert no assunto. Não sou não. Há anos, quando buscava, mas ainda não estava preparada para essa busca, não tive paciência em 'ficar parada', e não achei os métodos fáceis. Uma amiga me mandou um áudio da Cristina Cairo, http://www.4shared.com/audio/5yameika/Meditao_-_Cristina_Cairo.htm , de meditação, e comecei a praticar. No começo, foi gostoso. É. É essa a palavra que define. Então, permiti que uma mágoa tomasse meu coração e senti um bloqueio no meu chakra frontal:  

Foram vários dias sem conseguir meditar, massageando meu chakra e fazendo a oração do perdão, que já irei postar aqui, até conseguir voltar a meditar. Mas persisti. Há pessoas que prefiram realizar a noite. Eu gosto mais de fazer quando volto do plantão, após o banho, após limpar meu corpo, então eu vou limpar minha mente, daí começo revigorada as tarefas do dia, então, após o almoço eu durmo, acordo para outro plantão, ou para outras atividades, antes de dormir novamente.

Enfrentei as dificuldades iniciais de relaxar os músculos, de afastar pensamentos, de concentrar na respiração e aceitar com flexibilidade os sons externos, banir os que não servem e assimilar ao conjunto os que ajudam. Já não me utilizo mais do áudio da Cris Cairo (http://www.4shared.com/audio/5yameika/Meditao_-_Cristina_Cairo.htm) , agora sento encostada numa parede, que é a posição mais confortável, sob o sol suave da manhã e busco os sons das aves que se misturam aos sons do trânsito. Ou, quando posso, entro na banheira de água quente, ligo em cima o chuveiro e me sinto no útero materno. As duas formas que me utilizo tem sido mágicas. O que percebi foi que me tornei mais calma, a concentração e atenção melhoraram, o sono e repouso também. Estou num ponto em que já começo a me sentir entrando num estado alterado de consciência. Ainda não consigo completamente, pois a surpresa da sensação me faz como que voltar ao meu corpo, mas sinto que a tendência e a persistência vão me proporcionar sensações e vivências cada vez mais surpreendentes. E claro que vou compartilhar aqui.

Agora, pra que serve a prática de meditação, quais as vantagens que ela me traz?

A continuidade de buscar o relaxamento,chegar até ele, se equilibrar e sentir-se em paz, é que vai determinar seus benefícios. Aumentar a capacidade de concentração, diminuir o estresse e equilibrar o complexo mente/corpo, aumentar a auto-estima são alguns deles. Outras vantagens que valem ser destacadas são a melhora do sistema imunológico, e da memória, além do fortalecimento das conexões entre os neurônios. A meditação diária possibilita o treinamento da mente para conseguir novos objetivos e trazer consciência do poder pessoal .


Os cientistas acreditam que o corpo produz mais óxido nítrico quando está profundamente relaxado, e essa molécula atua como um antídoto contra o cortisol, o hormônio do estresse. Dos relaxamentos mais pesquisados nos últimos anos, a meditação tem gerado uma grande atenção. A prática aumenta a produção de endorfinas (hormônio que reduz o estresse) e previne a perda natural de neurônios. Segundo a Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a meditação reduz também a ansiedade, ajuda no combate à depressão e melhora os níveis de atenção.
A Terapêuta Holística Regina Restelli ensina uma técnica bem fácil e eu assino embaixo, acrescentando algumas coisas:



  • 1Reserve um tempo e um lugar calmo. Certifique-se que não será incomodado ou interrompido por pelo menos 15 minutos.
  • 2Sente-se com a coluna ereta, para a melhor circulação de energia, e também para não dormir. Este é um exercício que traz sua consciência para o agora.
  • 3Feche os olhos respire profundamente 3 vezes, relaxe seu corpo e acomode-o confortavelmente sentado, fique confortável, mas mantenha a coluna ereta. Mantenha a atenção na sua respiração, no ar novo que entra (e como entra) e no ar velho que sai (e como sai). Reflita sobre as sensações trazidas e mantenha todo o tempo sua mente ocupada com esta tarefa.
  • 4Logo nas primeiras experiências você deve encontrar dificuldade em domar o mental, que não costuma parar de interferir logo de inicio. Comigo também é assim, não desista! Afinal quem manda aí dentro, você ou sua mente desordenada? Deixe os pensamentos fluírem, eles fazem parte de sua resistência, mas não lhes dê atenção. O foco é sua respiração, não force os ombros.
  • 5Faça isso sempre quando acordar e quando for dormir e finalize com uma boa afirmação para começar o dia:"Eu acredito que o decorrer de meu dia será suave e repleto de boas concretizações". E para a noite, sugiro: "Agradeço tudo que aprendi hoje e me entrego a um sono profundo, restaurador que me prepara para as atividades do próximo dia."


"Nadar rio acima é muito difícil, mas cada braçada o faz chegar mais perto da meta e não mais distante. Para superar a exaustão, deve-se ter a jangada chamada meditação (Dyana). Pela meditação, a fraqueza do corpo físico pode ser superada, a instabilidade de mente pode ser controlada e o progresso em direção à morada da Graça é facilitado. Pode-se, então alcançar a Divindade”.(SATHYA SAI BABA)

Com a mente sob controle, posso aceitar melhor as condições do meu dia-a-dia. E até me permitir ter uma nova postura e mais disposição para continuar nadando em direção aos meus objetivos e não continuar nadando contra a maré.
Vendo as fotos dá pra sentir que é prazeroso, não dá? O que são 15 minutos diários? É o tempo que você gasta se lamuriando, se consumindo de auto-piedade, ou fofocando da vida alheia... Páre de jogar a culpa de suas doenças ou infelicidades nas outras pessoas, em Deus, no diabo, na macumba, no azar, no governo...
Então, faz um favor pra você mesmo!
Páre de empurrar a solução de seus problemas para Deus, para médicos, para psicólogos! Eles fazem a parte deles, mas o resultado é MUITO MELHOR, quando você faz a sua!
Bom, hoje interromperam minha meditação quando eu estava entrando em estado alterado de consciência e começando a sentir muita paz. Então vou fazer agora mesmo!
Namastê!!!

4 comentários:

  1. Olá querida, muito lindo o seu blog, gratidão por repassar, uma pergunta; você tem como conseguir um link com o Chacka e meditação Dihana! se sim por favor seria possível enviar para o meu endereço de e mail; fa_nunez@live.com

    Gratidão Amada. Namastê

    Fatima Nunes

    ResponderExcluir
  2. Fá, muito obrigada, querida! A figura com os chacras tem neste mesmo tópico do blog. Meditação Dihana eu não conheço, as que eu pratico são as que cito no post e a Meditação Transcedental. Há dois blogs com temas parecidos que vc tvz possa encontrar o que procura, eles se encontram no final da minha página.
    http://dicasterapeuticas.blogspot.com/
    http://www.mentalizacao.com.br/
    No primeiro há posts com mantras e eu gosto muito de escutar ON NAMAHA SHIVAIA quando estou meditando, http://www.youtube.com/watch?v=_SUoY-bfweg&feature=player_embedded
    "Ao vocalizar este mantra corretamente, obtém-se profundo equilíbrio espiritual, tanto individual quanto coletivo. E mais: mudam-se as ondas de vibrações locais e planetárias, visando a uma vida melhor e a um mundo mais sereno e harmonioso." (Leia mais no blog).
    Tenho aqui em casa um livro com técnicas de meditação, vou verr se encontro o que vc me pediu.
    Beijos! Namastê!!!

    ResponderExcluir