terça-feira, 15 de março de 2016

Falando de política.

Eu sou péssima nisso. Apesar de acompanhar noticiários, diversos jornais de TV, TV senado, TV câmara, rádio CBN, rádio Jovem Pan, rádio Estadão, rádio USP, eu sou uma vergonha nisso, não guardo nomes de políticos, de partidos, esqueço os nomes daqueles que aparecem acusados de corrupção. O assunto política não é comigo, definitivamente. Mas me considero mais bem informada do que a maioria dos brasileiros.
Lembro bem o nome de dois deputados que eu costumava votar: Carlos Gianazzi, do PSOL, e Major Olímpio do PV, pois eu acompanhei o trabalho deles, seus projetos, suas votações e várias vezes a TV Câmara mostrava o comparecimento de apenas os dois no trabalho em vésperas de feriado, quando os demais emendavam o feriado.
Era jovem na época do impeachment do ex presidente Fernando Collor de Mello, depois lembro de vê-lo no Senado. José Sarney, tão criticado e acusado, sempre em altos cargos também e ainda por cima tem uma cadeira entre os imortais da Academia Brasileira de Letras!!!
Sempre conversei com as pessoas mais antigas e sei que os profissionais de saúde detestaram trabalhar para a prefeitura do Maluf, para o PAS, mas a população gostou do PAS, lembro que esses profissionais mais antigos gostaram de trabalhar para a ex prefeita Luiza Erundina. E esses são meus escassos conhecimentos sobre política.
Sei que trabalhando para a prefeitura há 15 anos raramente tivemos aumentos irrisórios, ano passado o prefeito Haddad pagou retroativos gordos para alguns, nem todos receberam e no mês seguinte o imposto de renda 'comeu' por inteiro o que recebi. E agora, com a inflação deste governo, tudo aumentou, preços, juros e a impressão que dá é que nosso salário encolheu.
Agora vivemos a época em que políticos estão sendo acusados, investigados e presos por corrupção. Eu acompanho e pouco entendo, vejo a maioria das pessoas querendo o impeachment da presidente Dilma e a prisão de Lula, o que eu também anseio. Vaias contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, que não só merece estas vaias, como também merece sair do governo. E petistas fanáticos defendendo o Lula, ou dizendo que outros partidos também deveriam ser investigados. Com isso eu concordo, mas que não se pare o que já se começou. 
Hoje cedo vi uma curta discussão entre dois irmãos no facebook. Minha amiga e seu irmão. Ela postou uma piada e ele não gostou. Segue a piada e a breve discussão:


Ele respondeu à piada: "Em contrapartida, milhões de pessoas tem casa própria hoje, graças à ele! Isso não é bom?"
Ela: "Ainda bem que isso Eu não devo a ele....."
Ele: "Não devemos nos prender e limitar em nós mesmos! Somos seres sociais, vivemos em sociedade. Se meus semelhantes estão passando necessidade, é minha obrigação moral e ética, tentar ajudar e aplaudir quem ajuda".
Ela: "Menos , meu caro.... Bem menos!"
Não resisti e me intrometi: "De saco cheio de ser um ser social, minha prima é voluntária na AACD, meu primo, cirurgião plástico bem sucedido, reserva um espaço em sua agenda operando pessoas com deformidades que não podem pagar, eu doo há 15 anos uma hora do meu trabalho de graça para hospital público. Trabalho 13h, 12h mal pagas, uma hora de graça, escrevo num blog informações sobre saúde, educação, divórcio, guarda, guarda compartilhada. Durante 2 anos, quando recebia cesta básica, eu a doava para uma família com 5 crianças, fora os 2 anos em que trabalhei como voluntária instrumentando cirurgias na Santa casa e no IBCC e os 10 anos em que doei sangue em bancos de sangue. Na minha humilde opinião, se cada um doasse um pouco do seu tempo a quem precisa e o governo abrisse mais vagas em cursos profissionalizantes e vagas de emprego, estava de bom tamanho já. Porque se apenas 2% das famílias brasileiras sustentam o país e a corrupção, eu já não estou mais quase conseguindo fazer parte desses 2%. E lugar de ladrão, é na cadeia!"
Ele ainda não viu a minha postagem e, pra ser sincera, não me interessa o que ele vai responder, mesmo porque, não prolongo discussões em páginas alheias, ainda mais em se tratando de uma discussão entre parentes.

Contra fatos não há argumentos:

Acorda Brasil- Lula e o bolsa família

https://www.youtube.com/watch?v=_LvF18nmXw4


E sim, os demais partidos devem ser investigados, mais políticos tem que ser presos, e a população tem que parar de votar com o estômago e sim ter uma ideologia, como o próprio Lula disse há tantos anos, antes de fazer justamente o contrário.
Eu preciso me politizar sim, e eu não vou votar em ninguém que tenha alguma acusação de corrupção, mesmo que ainda não comprovada. Acho que não vai sobrar ninguém.

2 comentários:

  1. Estamos vivendo um momento decisivo, mas cruel em nosso país. Você está certa está na hora de nos polititizarmos mais e tentar eleger algum honesto para nos representar.

    ResponderExcluir
  2. Tem um ditado de Aristoteles que diz que "o homem é um animal político". Você já é uma pessoa política, tal como qualquer outra pessoa. Realmente precisamos aprender mais sobre as relações políticas brasileiras (o politizar que você diz) todos os dias.

    De fato, nossa política é complicada. Nem eu entendo tanto, não sou um cientista social, nem nada. Apenas acompanho e vejo nomes e relações entre estes nomes e atitudes.

    Conheço políticos pessoalmente, já me surpreendi positivamente com alguns, e com outros digo que não me surpreendi com o que via.

    O problema da política brasileira parte da nossa cultura. Damos muito valor para "riqueza", para "posição social". E não para o que o outro faz, para a atitude alheia. Não culpo televisão, internet, etc... sei que isso parte de nossa consciência, que busca sempre o que pode ser considerado melhor e confortável.

    Toleramos a corrupção e os políticos ruins porque no fundo sabemos que talvez um dia poderíamos estar no lugar deles, ou talvez muitos de nós (entenda que esse "Nós" é uma generalização) almeje o mesmo conforto que um político tem.

    É questão de mudar esta cultura. De se entender que um bom conforto se conquista, mas também tem que se dá a margem para que todos tenham a possibilidade de se confortar, e não limitar isso, algo comum por muitos. Enfim, até eu me atrapalho e preciso me aprimorar nestes pensamentos. :)

    Perdão se fui chato.

    ResponderExcluir