sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Quando você tenta negociar com um banco... algumas dicas

Há quase dois anos resolvi trocar de carro. Tive que comprar um usado, pois a situação não dava para um zero. Não segui conselhos, fui no ímpeto, fiz um mal negócio, comprei um carro que só me dá dores de cabeça e prejuízos... Até aí, fazer o quê? Fui pagando as prestações por 2 anos, do carro financiado em 4. Até adiantei algumas parcelas em momentos mais favoráveis.
Então nessa época de crise você tenta negociar com o banco os juros do financiamento do veículo. Como não há acordo (além de te tratarem muito mal, com desdém e arrogância), você recorre a um advogado. Daí o banco coloca escritórios de cobrança e então escritório jurídico para ficarem te cobrando. E todas as vezes você atende educadamente pessoas que nem sempre são educadas e explica que como não houve acordo, agora é com o seu advogado. Gente... eles ficam putos! Ontem uma moça com voz de jovem conversando comigo, depois que eu explico que agora o assunto será tratado com meu advogado, a moça:
"Mas Dona Cynthia, nós vamos continuar te ligando..."
"Tudo bem, vocês podem continuar me ligando. E eu vou continuar escutando vocês e explicando que vocês devem tratar com o meu advogado."
A moça agora nervosa: "Mas a senhora não acha que podemos negociar?"
"Sim, podemos. Mas através do meu advogado agora".
A moça quase gritando: "CYNTHIA, PELO VISTO..." Eu cortei: "Pra você, DONA CYNTHIA." Ela gritando: "PELO VISTO VOCÊ..." Cortei de novo: "Pra você: SENHORA" Ela continuou titubeando: "... não quer negociar com o banco e resolver o SEU problema!" "Quero sim, pra isso tenho advogado. E agora o problema não é mais meu, é de vocês."
Desligou na minha cara e na sequencia ligou mais 5x sem falar nada... Na última vez falei: "Meu telefone tem bina, por que você não liga da sua residência, para que eu possa te atormentar também? Porque você está usando de covardia, mas saiba que você não está me abalando, eu estou tranquila". Então ela parou.


Povo descompensado!!!
Mas é o seguinte, dou um conselho que a pessoa que trata comigo do consultório do advogado falou que é muito útil e já me serviu quando tive que fazer algumas visitas ao PROCON e enviar queixas ao BACEN:

Ao ter problemas com bancos, net, vivo, claro e etc. Tenha cartas, e-mails, contratos e documentos guardados. Bem guardados. Eu não sou muito boa nisso, mas já me foi útil.
Grave todas as ligações. GRAVE!!! Eles vem com essa de que a ligação, para a sua segurança está sendo gravada, e que quando você quiser você pode solicitá-la... Conversa fiada. Você solicita e eles não enviam. Então, grave você. Quando disserem "para a sua segurança essa ligação está sendo gravada", responda: "Para a minha segurança, eu também estou gravando esta ligação". E grave mesmo. Isso já me salvou de muitas cobranças indevidas.
Eu tive alguns problemas com juros bancários, cobranças indevidas feitas por bancos e operadoras de celular, os quais eu resolvi com certa dificuldade, mas que foram se tornando mais fáceis de resolver, conforme fui seguindo conselhos e adquirindo experiência. Quem estiver numa situação parecida e quiser alguma orientação, estou à disposição.
#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário