sábado, 27 de novembro de 2010

"Meu Avô Grego"

Bem, este post foge um pouco ao tema do blog, mas uma vez que o mesmo se chama Taverna da Grega, eu não poderia deixar de postar sobre o livro que estou comprando para meu pai, o 'papou' de meus filhos.

Após ler a sinopse, já me emocionei ao imaginar meu pai lendo este livro perdido entre lembranças, e depois dando-o para os netinhos como forma de eternizar para eles a sua própria história.


TE AMAMOS PAPU YANNY!!! S`AGAPÔ, MEU PAI GREGO!!!

Aprenda sobre a cultura e a língua de Apolo em "Meu Avô Grego"




"Papou" conta para o neto Apolo histórias e mitos de seu povo
"Papou" conta para o neto Apolo histórias e mitos de seu povo

Em "Meu Avô Grego", o pequeno Apolo Takis Moraitis (também conhecido como Polo), de dez anos e que mora na cidade de São Paulo conta da bela amizade e do amor pelo seu papou (diz-se "papú", "vovô" em grego).

Polo tem dois irmãos, o garoto Adônis e a fofíssima Ártemis. Como deu para perceber, todos os nomes foram inspirados na mitologia grega que o pai deles adora, assim como o avô.
Pois bem, Apolo (o garoto, não o deus da luz, da verdade, da poesia e da medicina) conta tudo o que seu avô lhe contou, sobre a aldeia em que nasceu, os rituais do povo durante a Páscoa e as deliciosas comidas que comiam. "Assavam uma espécie de pão doce típico, chamado tsouréli, cozinhavam ovos e os tingiam de vermelho. Depois brincavam de bater os ovos uns contra os outros; 'ganhava' quem não rachasse o ovo até o final. E, depois, eles comiam os ovos - para não desperdiçar tanto ovo com a casca quebrada, não é mesmo?", explica Polo.

Além disso, papou lembrou para o neto de outros importantes momentos, como quando decidiu morar no Brasil para fugir dos desastres de terremotos e da guerra, dos sábios filósofos, artistas e mitos gregos ainda hoje muito populares.

Leia trecho.

Aprenda um pouco de grego

Yasou (pronuncia-se "yássu') - é uma palavra ótima de se conhecer. Serve para cumprimentar as pessoas (como "oi", "olá", "como vai?") e para se despedir (como "até logo", "tchau").

Além de ser usada para brindar (como "saúde!"), pode-se brindar também dizendo yamas!. Serve até para desejar saúde quando uma pessoa espirra.
"Meu Avô Grego"
Autor: Alexandre Kostolias
Editora: Panda Books
Páginas: 40

3 comentários:

  1. Muito bom! É um livro infantil que encanta todas as idades. Meu pai foi o primeiro a ler, identificando suas semelhanças com o avô grego, gostou muito. As ilustrações são muito bonitas e ajudam a ver a história de uma forma muito viva. Depois li boa parte para as crianças, que gostaram muito, principalmente o Eduardo, que ficou literalmente viajando na história, que fazia referência a muitas histórias de heróis e deuses que já lhe contei. Depois ficamos eu e Dudu viajando enquanto a babá lia para eles. Um livro que desperta e imaginação de crianças e adultos e homenageia não somente os avôs gregos, mas a todos os avôs, a todos os papoulis! Lindo!

    ResponderExcluir